Projeto MARCARNE

Noticias

by marcarne_admin marcarne_admin Sem comentários

I Congresso Ibero-Americano de Marcas de Qualidade de Carne e de Produtos Cárneos

O I Congresso Ibero-Americano de Marcas de Qualidade de Carne e de Produtos Cárneos, organizado no âmbito da Red MARCARNE do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED), foi o culminar de 3 anos de actividade que envolveu 18 associações de grupos de investigação e desenvolvimento (I + D) pública e privada, 5 empresas, 6 associações empresarias e 2 organizações de desenvolvimento cooperativo de 10 países de Ibero-América (Argentina, Brasil, Cuba, Chile, Equador, Espanha, Paraguai, Portugal, México, Uruguai).

 

by marcarne_admin marcarne_admin Sem comentários

Livro “Marcas de calidad de carne en iberoamerica (Caribe, Sudamerica Y Peninsula Iberica)”

No âmbito do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED), foi criada em 2016 a rede temática MARCARNE (Marcas de Qualidade de Carnes e Produtos Cárneos de Produtos Ibéricos Americanos) por 10 países (Argentina, Brasil, Cuba, Chile, Equador, Espanha, Paraguai, Portugal, México e Uruguai), agrupando 18 associações públicas e privadas de investigação e desenvolvimento (P & D), 5 empresas, 6 associações empresariais e 2 organizações de cooperação para o desenvolvimento, com o objetivo de intercambiar conhecimentos e fortalecer a cooperação, criar um marco cooperativo de trabalho para definir estratégias que permitam aos países ibero-americanos desenvolver marcas de qualidade de carne e produtos cárneos, que possam ser reconhecidos em todo o espaço ibero-americano.

A red ao longo de quatro anos desenvolveu várias actividades de intercâmbio de conhecimentos e potenciação da cooperação, que permitiram definir estratégias para que se desenvolvessem marcas de qualidade de carne e produtos cárneos, que possam ser reconhecidas em todo o espaço ibero americano.

A presente publicação, procura reunir os contributos de todos os colaboradores da Red, produzidos nas diversas sessões, cursos, seminários, simpósios e congressos organizados ao longo de 4 anos de actividade.

Com o I Congresso Ibero-Americano de Marcas de Qualidade de Carne e de Produtos Cárneos, apresentamos publicamente o livro “MARCAS DE CALIDAD DE CARNE EN IBEROAMERCA (CARIBE, SUDAMERICA Y PENINSULA IBERICA) como o culminar de uma experiência que esperemos se perpetue.

2019 Marcas de Calidad de Carne PDF 24Mb

2019 Atas Marcas de Calidad de Carne PDF 5Mb

by marcarne_admin marcarne_admin Sem comentários

II Simpósio Ibero-Americano de Marcas de Qualidade de Produtos Cárneos e Cadeia Produtiva da Carne

O II Simpósio Ibero-Americano de Marcas de Qualidade de Produtos Cárneos e Cadeia Produtiva da Carne (II Siacarne) visa promover a discussão de temas relevantes na área da Ciência e Tecnologia da Carne, além de debater aspectos relacionados a cadeia produtiva da carne. A programação do Siacarne conta com a apresentação de trabalhos relacionados à avaliação de características de carcaça e qualidade de carne, bem como na área de tecnologia de produtos de origem animal. Serão ofertados minicursos referentes à ciência e tecnologia da carne.

No ano de 2019, o evento será realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IF SERTÃO-PE em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Embrapa Semiárido. O evento tem apoio da Rede Ibero Americana de Marcas de Qualidade de Carnes (Marcarne), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e SEBRAE-PE.

Mais informações

by marcarne_admin marcarne_admin Sem comentários

I SIACARNE

Nos dias 18, 19 e 20 de junho, aconteceu o I Simpósio Ibero-Americano de Marcas de Qualidade de Produtos Cárneos e Indicação Geográfica (I Siacarne), promovido pela Red CYTED – MARCARNE, com o objetivo de debater sobre a importância das marcas de qualidade e da indicação geográfica de produtos cárneos, visando o planeamento para a defesa do registo de indicação geográfica da manta caprina da região do Vale do São Francisco.

O Siacarne envolveu um total 120 pessoas, entre produtores rurais, representantes do comércio de carnes caprinas e ovinas, pesquisadores e estudantes de pós-graduação e graduação:

O evento teve a participação de representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas,( SEBRAE), do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), da Universidade Federal da Paraíba (FPB) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) que proferiram as palestras: “Tendências para melhor atender os clientes consumidores de carnes caprina e ovina”, por  Robério Araújo (SEBRAE Juazeiro); “A indicação geográfica de produtos no Brasil” por Eduardo Andrade Bemfica (INPI); “Características da manta caprina e ovina da região semiárida”. por. Roberto Germano Costa (UFPB) e “Características da manta caprina de Tauá-CE” por  Lisiane Dorneles de Lima (Embrapa Caprinos). Ângelo Edelberto Gonzaga, do restaurante “Bode do Ângelo” e o comerciante de carnes Nelson Coelho, que contaram sobre a experiência da comercialização de carne caprina e ovina na região.

A programação seguiu no período da tarde com a mesa redonda sobre marcas de qualidade de carnes e derivados. Participaram deste momento o Paulo Nogueira, Médico Veterinário do IPA; Cássio Alves, responsável técnico da produção animal da Grand Valle; Paulo Dalmás, professor do IF Sertão; Alfredo Teixeira, do Instituto Politécnico de Bragança; Tadeu Voltolini, pesquisador da Embrapa Semiárido.

Já no dia 20 de junho aconteceram os minicursos. No auditório da biblioteca da Univasf, o Prof. Dr. José Manuel Lorenzo Rodriguez (CTC – Espanha) ministrou o minicurso “Ciência da Carne” e o minicurso “Avaliação de carcaça e qualidade de carne de caprinos e ovinos”, com o Prof. Dr. Alfredo Jorge Costa Teixeira (Instituto Politécnico Bragança – Portugal). No laboratório de TPOA, Ana Rosilda Vasconcelos Peixoto, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PE)ministrou os minicursos de “Manteação de carcaças caprinas e ovinas” e “Cortes especiais de carcaças de caprinos e ovinos”.

O Siacarne foi realizado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), IF Sertão Pernambucano e Embrapa. O evento é promovido pela Rede Ibero Americana de Marcas de Qualidade de Carnes (Marcarne) e conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Sebrae-PE, da Contactus Comunicação, da Agropecuária Cene e do Banco do Brasil.

by marcarne_admin marcarne_admin Sem comentários

I SIACARNE

O I Simpósio Ibero-Americano sobre Marcas de Qualidade de Produtos Cárneos e Indicação Geográfica decorrerá de 18 a 20 de junho em Petrolina – Brasil.

Mais informações no site do evento em https://www.siacarne.com.br

Top