Projeto MARCARNE

Noticias

by marcarne_admin marcarne_admin Sem comentários

I SIACARNE

Nos dias 18, 19 e 20 de junho, aconteceu o I Simpósio Ibero-Americano de Marcas de Qualidade de Produtos Cárneos e Indicação Geográfica (I Siacarne), promovido pela Red CYTED – MARCARNE, com o objetivo de debater sobre a importância das marcas de qualidade e da indicação geográfica de produtos cárneos, visando o planeamento para a defesa do registo de indicação geográfica da manta caprina da região do Vale do São Francisco.

O Siacarne envolveu um total 120 pessoas, entre produtores rurais, representantes do comércio de carnes caprinas e ovinas, pesquisadores e estudantes de pós-graduação e graduação:

O evento teve a participação de representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas,( SEBRAE), do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), da Universidade Federal da Paraíba (FPB) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) que proferiram as palestras: “Tendências para melhor atender os clientes consumidores de carnes caprina e ovina”, por  Robério Araújo (SEBRAE Juazeiro); “A indicação geográfica de produtos no Brasil” por Eduardo Andrade Bemfica (INPI); “Características da manta caprina e ovina da região semiárida”. por. Roberto Germano Costa (UFPB) e “Características da manta caprina de Tauá-CE” por  Lisiane Dorneles de Lima (Embrapa Caprinos). Ângelo Edelberto Gonzaga, do restaurante “Bode do Ângelo” e o comerciante de carnes Nelson Coelho, que contaram sobre a experiência da comercialização de carne caprina e ovina na região.

A programação seguiu no período da tarde com a mesa redonda sobre marcas de qualidade de carnes e derivados. Participaram deste momento o Paulo Nogueira, Médico Veterinário do IPA; Cássio Alves, responsável técnico da produção animal da Grand Valle; Paulo Dalmás, professor do IF Sertão; Alfredo Teixeira, do Instituto Politécnico de Bragança; Tadeu Voltolini, pesquisador da Embrapa Semiárido.

Já no dia 20 de junho aconteceram os minicursos. No auditório da biblioteca da Univasf, o Prof. Dr. José Manuel Lorenzo Rodriguez (CTC – Espanha) ministrou o minicurso “Ciência da Carne” e o minicurso “Avaliação de carcaça e qualidade de carne de caprinos e ovinos”, com o Prof. Dr. Alfredo Jorge Costa Teixeira (Instituto Politécnico Bragança – Portugal). No laboratório de TPOA, Ana Rosilda Vasconcelos Peixoto, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PE)ministrou os minicursos de “Manteação de carcaças caprinas e ovinas” e “Cortes especiais de carcaças de caprinos e ovinos”.

O Siacarne foi realizado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), IF Sertão Pernambucano e Embrapa. O evento é promovido pela Rede Ibero Americana de Marcas de Qualidade de Carnes (Marcarne) e conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Sebrae-PE, da Contactus Comunicação, da Agropecuária Cene e do Banco do Brasil.

by marcarne_admin marcarne_admin Sem comentários

I SIACARNE

O I Simpósio Ibero-Americano sobre Marcas de Qualidade de Produtos Cárneos e Indicação Geográfica decorrerá de 18 a 20 de junho em Petrolina – Brasil.

Mais informações no site do evento em https://www.siacarne.com.br

by marcarne_admin marcarne_admin Sem comentários

II Congresso Nordestino de Produção Animal

No âmbito do “II Congresso Nordestino de Produção Animal” que se realizou na UNIVASF – Polo Petrolina-PE/Juazeiro-BA, levou-se a cabo um “ workshop”  de la Red CYTED MARCARNE, com a participação do coordenador num fórum sobre a cooperação internacional no fortalecimento da Post-graduação do nordeste de Brasil, uma conferencia proferida pelo coordenador da Red MARCARNE sobre “ Marcas de qualidade de Carne e de Produtos Cárneos.

Potencialidades del NE de Brasil, Facto ou Ficção?” e a realização de uma mesa redonda sobre “ anta Caprina e Ovina – perspectivas para identificação geográfica do produto”, que contou com a participação de associações de produtores de ovinos e caprinos, representante da EMBRAPA, representantes de matadouros  (frigoríficos), representantes do ministério de agricultura, associações para o desenvolvimento agrário e representação do responsável do departamento de cultura de região.

MARCARNE PETROLINAcongresso-marcarne

 

by marcarne_admin marcarne_admin Sem comentários

Workshop Marcas de Qualidade em Carnes – SBZ 2017– Rede MARCARNE – CYTED

Durante a 54ª Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ) realizada entre 24 e 28 de julho de 2017, aconteceu no dia 25 de julho de 2017, o Workshop Marcas de Qualidade em Carnes na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

O Workshop teve como organizadores e palestrantes, membros da Rede MARCARNE (116RT0503) pertencente ao CYTED (Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo) no projeto MARCAS DE CALIDAD DE CARNE Y PRODUCTOS CARNICOS IBEROAMERICANOS.

Os coordenadores do Workshop foram os professores Dra. Alda Lucia Gomes Monteiro – UFPR e Dr. Fernando Miranda de Vargas Junior – UFGD.

Os membros da Rede que proferiram as palestras foram: Prof. Dr. Carlos Miguel Sañudo Astiz, da Faculdade de Veterinária da Universidade de Zaragoza (UNIZAR), Espanha (Aceitabilidade da carne e de produtos cárneos: estudocom consumidores); Prof. Dr. Alfredo Jorge Costa Teixeira, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal (Produtos Cárneos com DOP*, IGP** e ETG*** na Espanha e Portugal); e o Prof. Dr. Rui José Branquinho de Bessa, Universidade de Lisboa, Portugal (Certificação de marcas de qualidade: diferenciação e agregação de valor?).

Ainda palestraram o representante do Ministério da Agricultura (MAPA) do Brasil o Eng. Agr.UllyssesThuller Prado Ribeiro (O papel e a visão do Ministério da Agricultura do Brasil: Indicação Geográfica e Marcas de qualidade da carne e produtos cárnicos); o Med. Vet. Dr. Fábio Schuler Medeiros, gerente do Programa Carne Angus Certificada (Mercado Potencial para Marcas de Qualidade: A Experiência do Angus no Brasil); e a Med. Vet. Marina Araújo Azevedo, Diretora técnica da Cooperativa Cooperaliança, de Guarapuava, PR, Brasil (Case de Sucesso sobre Organização de Cadeia Produtiva de Carnes do Paraná, BR)).

No final do Workshop, foi realizada uma mesa redonda, onde todos os participantes tiveram a oportunidade de questionar os palestrantes e colocar suas opiniões sobre os temas abordados, ocorrendo uma enriquecedora discussão.

O evento foi um sucesso, com a presença de mais 100 participantes entre produtores, técnicos, empresas, estudantes e pesquisadores.
A realização foi da Rede MARCARNE – CYTED e teve apoio das empresas e/ou instituições: Sociedade Brasileira de Zootecnia; Cooperativa COOPERALIANÇA; FRIMESA; Associação Brasileira de Angus; Sociedade Rural dos Campos Gerais e dos Programas de Pós-Graduação em Zootecnia (UFPR e UFGD).

by marcarne_admin marcarne_admin Sem comentários

Workshop: Marcas de qualidade em carne

Workshop – Marcas de qualidade em carne

Como atividade do Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo (MARCARNE RED CYTED) o Programa de Pós-graduação em Zootecnia (PROZOOTEC UFS) convida para o Workshop:

Marcas de qualidade em carne

Palestrante:

Prof. Dr. Alfredo Jorge Costa Teixeira (Escola Superior Agrária – Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)

Participantes da mesa redonda:

Prof. Dr. Gladston Rafael de Arruda Santos – DZO/UFS

Prof. Dr. Francisco de Assis Fonseca de Macedo – PVNS / CAPES-UFS

Prof. Dr. Jailson Lara Fagundes – PROZOOTEC/UFS

Profa. Dra. Elma Regina Silva de Andrade – DNUT/UFS

Profa. Dra. Sonia Aguiar Lopes – DGEI/UFS

Prof. Dr. João Antônio Belmino – DTA/UFS

Local: Auditório 02, Departamento de Zootecnia, Universidade Federal de Sergipe.

Data: 05/07/2017 (quarta-feira)

Horário: 14h – 16h

Cartaz: PROZOOTEC-UFS_Workshop_carnex

Top