Workshop Marcas de Qualidade em Carnes – SBZ 2017– Rede MARCARNE – CYTED

by marcarne_admin

Workshop Marcas de Qualidade em Carnes – SBZ 2017– Rede MARCARNE – CYTED

by marcarne_admin

by marcarne_admin

Durante a 54ª Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ) realizada entre 24 e 28 de julho de 2017, aconteceu no dia 25 de julho de 2017, o Workshop Marcas de Qualidade em Carnes na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

O Workshop teve como organizadores e palestrantes, membros da Rede MARCARNE (116RT0503) pertencente ao CYTED (Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo) no projeto MARCAS DE CALIDAD DE CARNE Y PRODUCTOS CARNICOS IBEROAMERICANOS.

Os coordenadores do Workshop foram os professores Dra. Alda Lucia Gomes Monteiro – UFPR e Dr. Fernando Miranda de Vargas Junior – UFGD.

Os membros da Rede que proferiram as palestras foram: Prof. Dr. Carlos Miguel Sañudo Astiz, da Faculdade de Veterinária da Universidade de Zaragoza (UNIZAR), Espanha (Aceitabilidade da carne e de produtos cárneos: estudocom consumidores); Prof. Dr. Alfredo Jorge Costa Teixeira, Instituto Politécnico de Bragança, Portugal (Produtos Cárneos com DOP*, IGP** e ETG*** na Espanha e Portugal); e o Prof. Dr. Rui José Branquinho de Bessa, Universidade de Lisboa, Portugal (Certificação de marcas de qualidade: diferenciação e agregação de valor?).

Ainda palestraram o representante do Ministério da Agricultura (MAPA) do Brasil o Eng. Agr.UllyssesThuller Prado Ribeiro (O papel e a visão do Ministério da Agricultura do Brasil: Indicação Geográfica e Marcas de qualidade da carne e produtos cárnicos); o Med. Vet. Dr. Fábio Schuler Medeiros, gerente do Programa Carne Angus Certificada (Mercado Potencial para Marcas de Qualidade: A Experiência do Angus no Brasil); e a Med. Vet. Marina Araújo Azevedo, Diretora técnica da Cooperativa Cooperaliança, de Guarapuava, PR, Brasil (Case de Sucesso sobre Organização de Cadeia Produtiva de Carnes do Paraná, BR)).

No final do Workshop, foi realizada uma mesa redonda, onde todos os participantes tiveram a oportunidade de questionar os palestrantes e colocar suas opiniões sobre os temas abordados, ocorrendo uma enriquecedora discussão.

O evento foi um sucesso, com a presença de mais 100 participantes entre produtores, técnicos, empresas, estudantes e pesquisadores.
A realização foi da Rede MARCARNE – CYTED e teve apoio das empresas e/ou instituições: Sociedade Brasileira de Zootecnia; Cooperativa COOPERALIANÇA; FRIMESA; Associação Brasileira de Angus; Sociedade Rural dos Campos Gerais e dos Programas de Pós-Graduação em Zootecnia (UFPR e UFGD).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Top